Enriquecendo experiências do usuário com web 2.0

Sobre as experiências ricas que o usuário pode ter, vemos 2 vertentes principais: a experiência enriquecida pelo uso de alguma tecnologia inovadora combinada com algum conceito visual interessante; ou o enriquecimento da experiência pelo intercâmbio intenso entre os usuários de um dado serviço.

No primeiro caso, existem diversas formas de tornar a interação mais intensa para o usuário. Um design diferente, uma forma de se navegar no site fora do padrão, ou o uso de uma tecnologia de reconhecimento de movimentos ou formas, podem caracterizar facilmente uma aplicação que permite uma experiência única e marcante ao usuário. A mais em moda atualmente é a realidade aumentada. Essa tecnologia usa conceitos de visão computacional aliadas a ferramentas web, possibilitando utilizar formas bem definidas (rostos, figuras, etc) como marcador para mover e interagir com elementos dentro do sistema, através da webcam.

Existem diversos exemplos interessantes de realidade aumentada. Um dos mais famosos, foi feito para o filme de Hollywood “Transformers” e é possível ao usuário se ver na tela do computador, utilizando uma máscara de um dos robôs personagens da super produção. Mexendo-se o rosto, a máscara acompanha os movimentos realizados, com bastante precisão. O link para acesso é http://www.weareautobots.com.

Um outro exemplo interessante foi a realidade aumentada 3d usada pela divulgação do filme “Avatar” juntamente com a cadeia de lanchonetes McDonalds. Com um card que acompanhava sanduíches da companhia, era possível jogar um elaborado jogo 3d movimentando o personagens através do card, caputurado pela webcam. O endereço deste game é http://www.mcdonalds.com.br/avatar/.

Mais uma aplicação interessante, pôde ser vista no site do refrigerante Sprite, mais especificamente no lançamento da variação 2.0 da bebida. Com latinhas com uma marca especial, é possível controlar e jogar games variados. O endereço é http://www.sprite.com.br/.

Já no enriquecimento da experiência do usuário, podemos citar diversos exemplos simples, como por exemplo, em uma comunidade sobre uma marca de moto, se obter detalhes sobre como se dar manutenção em um determinado modelo de motocicleta. Esse intenso tráfego de conhecimento acrescenta bastante a comunidade inteira, onde o pouco que cada um sabe é transformado e documentado, produzindo ganho para todos que participam. O exemplo citado é a comunidade da motocicleta Intruder da Suzuki (cujo endereço é http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=988588).

Outro exemplo interessante são os fóruns de compartilhamento de filmes e séries. Neles, é possível compartilhar links de torrents das mais variadas produções. Apesar de ser ilegal em alguns casos, é um exemplo de comunidade que há uma experiência bastante interessante para o usuário. Um exemplo desse caso é a Usina Virtual (www.usinavirtual.com).

Como podemos ver a web 2.0 e sua tendência de utilização e futuro:

WEB 2.0

Web 2.0 com suas tendências e uso

Anúncios

Tags: ,

10 Respostas to “Enriquecendo experiências do usuário com web 2.0”

  1. Rafael Avelar Alves Belem Says:

    Muito interessante a sua postagem. Realmente, mecanismos que proporcionam novas experiencias e maiores informacoes aos usuarios oferem diferenciais para a divulgacao de uma pagina. Ao oferecer estimulos visuais e de conteudo, os usuarios passam a criar um grande interesse e a realizar visitas periodicas ao site, em busca de novidades (sejam elas noticias, downloads, etc).

    Particularmente, utilizo blogs e twitters de grupos que realizam traducoes e divulgam episodios de series e filmes.

  2. Guilherme Says:

    Realmente, a Web 2.0 possibilita grande quantidade de novas experiências aos usuários, deixando-os interagir mais com os meios de comunicação e não só acompanhar o que acontece como espectadores. Existe também uma grande vantagem para as empresas, pois possibilita novas formas de propaganda e interação com os consumidores. Muitas dessas formas acabam não tendo custo algum para a empresa, como no caso da comunidade no Orkut da Suzuki, e podem apresentar um feedback maior que qualquer outra forma de interação.

  3. Lucas Cunha Says:

    Acredito que a interatividade é a principal e mais importante característica da Web 2.0. O modelo de páginas estáticas e com possibilidades de navegação limitadas e bem definidas se tornou absoleto. Atualmente, os recursos tecnológicos e as inovações em design permitem uma experiência diferenciada aos usuários. Com isso, é possível ampliar o domínio de aplicações e serviços oferecidos. Como exemplo, as empresas passaram a aproveitar as inovações da web 2.0 para promoverem seus produtos de maneira criativa.

    O conceito de interatividade, relacionado com a web 2.0, foi muito bem apresentado pelo grupo. Os exemplos fornecidos foram muito apropriados e ilustrativos.

  4. Paulo Rezende Says:

    De fato cresce cada vez a variedade de experiências que um usuário pode ter dentro do conceito da Web2.0. Já não se trata de meramente navegar por um site e ler sobre determinado assunto, mas de entrar num site, participar de jogos, interagir com alguma forma de realidade virtual para se ter uma vivência melhorada sobre determinado assunto. É o futuro sendo interagido, não apenas observado.

  5. Rodrigo Says:

    A experiência do usuário é uma fonte inesgotável de possibilidades de aumento das vendas em sites de e-commerce. A análise de situações que os usuários passam, por exemplo, para conseguirem comprar um produto na internet pode tornar-se uma importante estratégia de marketing, colocando em comunidades do orkut campanhas direcionadas àquele público específico. Outra vantagem de “aprender com os usuários” é a de oferecer produtos que eles geralmente compram juntos. Periféricos como fone de ouvido e notebooks podem ilustrar a situação descrita. A compra de um aumenta significativamente a possibilidade da venda do outro; inteligente, pois então é colocar numa mesma página de forma que o usuário não perca tempo e adquira tudo em sua loja.
    Submissões de erros de programas (Office da Microsoft utiliza bastante essa técnica) e avaliações dos usuários podem contribuir para lançamentos de novos produtos com maior usabilidade, gerando satisfação para o cliente e por fim culminando numa maior taxa de vendas.

  6. Aldo Says:

    Interessante os 2 pontos abordados por vocês. Vemos que o primeiro ponto vem sendo amplamente explorado nos dias de hoje como forma de atrativo para os sites em geral. Vale lembrar também que esta parte está totalmente atrelada a tecnologia disponível na web 2.0. No segundo ponto, vejo uma forte conexão com as redes socias que são outra característica da web 2.0 e enriquecem a experiência do usuário através do contato com indicações ou opiniões de outros usuários.

  7. Danilo Resende (xucrute) Says:

    Na verdade tem uma grande quantidade de sites que enriquece os usuários e abre as portas para um mundo todo novo.
    Este fato pode ser muito significativo quando alguem conseguir desenvolver um software para o meio corporativo que evolua junto com o cliente. Por exemplo, um software de Administraçao e logistica onde o sistema aprensa com os erros e acertos do cliente…

  8. Vitor Villani Says:

    Também achei muito boa a postagem. A divulgação de uma página ficou bem mais fácil de ser realizada com o surgimento da Web 2.0. Os estímulos visuais atraem cada vez mais a atenção dos usuários para sites com vários objetivos diferentes. Sempre que tenho um tempo livre, utilizo algumas comunidades do orkut para ver o que há de novo na Internet, por exemplo.

  9. Darlington Davidson De Castro Júnior Says:

    O usuário integração atual dos usuários com os sites demonstra o crescimento e a importância da web 2.0 para a comunidade atual. É claro isso se olharmos como cresce a utilização de sites que tornam possível a interação entre os usuários e ainda a manifestação dos usuários quanto a sua satisfação em relação à produtos e serviços prestados pela página ou ainda por um usuário da página.

  10. Jairo Teixeira Says:

    Muito boa postagem, com bons exemplos.

    Para acrescentar, outro recurso bastante utilizado para enriquecimento da experiência dos usuários são as animações,que podem orientar a navegação pelo site e tornar o deslocamento mais agradável. Entretanto aumentam muito o tempo de carga da tela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: